15 de ago. de 2009

EZRA NAWI


Olhe bem nos olhos do cidadão careca da foto acima: você está ollhando nos olhos de um Homem - isso mesmo, com H maiúsculo.

Ah, então ele faturou muitas mulheres? Não. Ele é gay.

Deve então ser um empresário multimilionário que anda por aí com ternos Armani, Rolex e pilotando carros de luxo. Outra vez, não. Ezra Nawi é um encanador. Nem rico ele é.

Bem, se não é um super-macho ou super-empresário tem que ser um super-ídolo, um artista de vanguarda ou coisa que o valha. Bem, o senhor Nawi não é sequer um intelectual, é um homem comum, um homem das ruas como se diz.

Um homem que está muito além dessa baboseira toda que a miopia dessa doença terminal que está acabando com a civilização reverencia. Ezra Nawi é um homem que ousa acreditar que é possível nos colocarmos acima da religião e questões étnicas para juntos construirmos um mundo melhor. Sim, porque Ezra Nawi é um judeu que acredita que palestinos são gente digna dos mesmos direitos que os judeus.

Pior ainda, Ezra Nawi não se contentou em escrever um blog ou devanear sobre um mundo melhor nas calmas tardes de domingo. Ele arregaçou as mangas e foi à luta onde era preciso, ajudando famílias palestinas a construir barracas, erguer escolas, postos médicos e tudo o quanto é necessário para se lançar as bases do que seria um mínimo de dignidade no mar de iniquidades das colinas de Hebron.

Se questionado sobre suas motivações, ele simplesmente afirma que o que o motiva mais que a ideologia é o senso de decência.

Sim, decência, você leu bem. Porque é o mínimo que devemos a nossos semelhantes: decência.

Por seu senso de decência, Ezra Nawi está sendo julgado neste momento por alta traição. E será condenado.

Mas não se preocupe: a prisão de Ezra Nawi em nada vai impactar o mercado de ações, ou inflacionar os preços dos I-Phones.

A condenação de Ezra Nawi não renderá mais que algumas linhas no Twitter, e será lida por muito poucos - mais gente estará interessada em saber como o Woodstock influenciou a vida de celebridades tupiniquins que nem eram nascidas na época.

2 comentários: