12 de abr. de 2013

PELA DESCRIMINALIZAÇÃO DO OVO


BOM DIA!!!!
 
Me deparei com o artigo abaixo. Achei tão relevante, que me dei ao trabalho de traduzir. Pra quem preferir o original, o link está logo abaixo.
 
"ESQUEÇA OS DEDOS APONTADOS: TODOS NÓS DEVÍAMOS IR TRABALHAR COM UM OVO
 
Novas evidências: Esta semana, os cientistas declararam que os ovos são, de fato, um alimento saudável, repleto de nutrientes e proteínas
 
Mais uma semana, mais um golpe humilhante para o lobby da "alimentação saudável". Mais uma vez, os seus conselhos sobre nutrição, naquele tom familiar de autoritária desaprovação, provaram-se totalmente equivocados.
 
Por anos, esses auto-proclamados especialistas nos advertiram contra o consumo excessivo de ovos. Apesar do fato de terem nossos antepassados consumido alegremente este alimento natural ao longo dos séculos, há não muito tempo atrás, os profissionais do dedo apontado de repente decidiram que eles eram o inimigo público número um.
 
Ovos promoviam ataques cardíacos, obstrução das artérias, provocavam pressão alta e ganho de peso, eles declararam, acrescentando que não devemos comer mais do que dois ou três por semana.
 
Agora, porém, verifica-se que seu conselho não só é falso, como contraproducente. Assim como esses especialistas têm demonstrado estar errados sobre os perigos da carne vermelha, queijo, leite e manteiga, estão irremediavelmente errados sobre ovos.
 
Contrariando suas advertências sombrias, cientistas declararam esta semana que os ovos são, de fato, um alimento saudável, repleto de nutrientes e proteínas. Quanto mais os comemos, mais saudáveis devemos nos sentir.
 
Esta nova pesquisa abrangente joga por terra as alegações de que os ovos são ruins para o coração e o sistema circulatório. A verdade é exatamente o oposto. Cientistas da Universidade de Jilin, na China, descobriram que um dos componentes-chave da clara do ovo pode ser tão poderoso quanto os medicamentos especializados no combate à pressão arterial.
 
Este componente é um peptídeo - um dos blocos de construção das proteínas - que parece ter a capacidade de inibir a ação de substâncias que aumentam a pressão sanguínea no corpo.
 
"Nossa pesquisa sugere que pode haver outra razão para chamá-lo "the incredible, edible egg"," disse o Dr. Zhipeng Yu, o cientista encarregado do projeto.
 
Suas descobertas vão ao encontro de um estudo recente da Universidade de Alberta, no Canadá, que revelou que as proteínas em ovos podem impedir o estreitamento dos vasos sanguíneos do corpo, enquanto os pesquisadores da Universidade de Missouri descobriram que os ovos são a melhor maneira de controlar o apetite.
 
O lobby promoção da saúde tem sustentado por muito tempo que os ovos são perigosos porque contêm colesterol, e alto niveis de colesterol no sangue são supostamente prejudiciais ao coração.
 
Mas esse argumento agora parece tão questionável quanto o resto das teorias com que nos bombardearam.
 
Quanto ao colesterol, longe de ser uma substância ameaçadora, é um produto enriquecedor natural, vital para o funcionamento saudável do nosso corpo. O colesterol é essencial para a criação de hormônios, a construção de membranas celulares e para a digerstão gorduras; exatamente por isso é encontrado em grandes quantidades no leite materno.
 
Se o colesterol fosse assim tão nocivo, por que a natureza o tornaria parte integral de nossa composição biológica em primeiro lugar?
 
Esta questão vai ao cerne do que há de tão errado com essa brigada de promoção da saúde. A campanha francamente não científica contra os ovos reflete um esforço mais amplo de propaganda que bombeia constantemente informações enganosas sobre o que devemos comer.
 
Assim, fomos levados a acreditar que devemos cortar a carne vermelha e produtos lácteos, ao mesmo tempo que aumentamos a ingestão de carboidratos. No "Eatwell Plate" do NHS - um prato que mostra as proporções ideais de grupos de alimentos que devemos consumir e que é a principal ferramenta de campanha dos "lobistas alimento" - de longe a maior parte constitui-se de "pão, amido massas, arroz e outros alimentos".
 
Entretanto, a parte referente a "carne, peixe, ovos e feijão" é inferior a metade deste tamanho. Igualmente preocupante, a campanha Eatwell também nos impele a comprar produtos de baixo teor de gordura, como leite desnatado, ao invés do integral, que é mais natural.
 
A recomendação não poderia ser mais equivocada. Não é à toa que estamos enfrentando uma epidemia de obesidade no país. Em sua demonização de carne e produtos lácteos, juntamente com o seu entusiasmo por carboidratos e os ditos "baixos teores de gordura", ativistas de saúde estão, na verdade, incentivando-nos a consumir alimentos muito mais processados, menos saudáveis e com altos niveis de açúcar, com as consequências desastrosas visíveis ao nosso redor.
 
A alimentação saudável não é complicada. A mensagem básica é que os alimentos naturais, incluindo ovos, leite integral e carne orgânica, são bons para nós.
 
Em contraste, os alimentos que passaram pelo processo industrializado de alta tecnologia tiveram todos os benefícios removidos, e seus ingredientes nutritivos naturais substituídos por produtos químicos.
 
Mas, claro, esta mensagem não interessa aos grandes produtores e varejistas, que fazem seu dinheiro do processamento. Motivados por velados interesses financeiros, eles inventaram que os alimentos naturais constituem perigosas bombas-relógio ameaçando nossos corações com suas gorduras e colesterol, bombas essas que eles irão desarmar para nós. Então culminamos no presente absurdo em que somos incentivados a comer pão industrializado, que tem poucos benefícios reais para a saúde e evitar os ovos, que são, provavelmente, o mais nutritivo de todos os alimentos.
 
Ainda mais que a carne, os ovos são constituídos por aminoácidos, minerais e proteínas de alta qualidade, essenciais ao contínuo processo regenerativo de nossos corpos. Não é exagero dizer que cada ovo é uma caverna de Aladim de nutrientes.
 
Na verdade, com exceção da vitamina C, eles contêm todas as vitaminas que precisamos. Eles são especialmente úteis como fonte de vitamina D, de que os ingleses são muitas vezes deficiente, devido à falta de sol clima.
 
A vitamina D pode ser absorvida pelo consumo de peixes gordos, como o arenque e sardinha, mas como muitas pessoas não os apreciam, os ovos são uma alternativa atraente.
 
Além disso, os ovos contêm também diversos antioxidantes vitais, que são essenciais para a prevenção de doenças; assim como a colina, que contribui para o desenvolvimento do cérebro.
 
Uma das muitas falácias do lobby promoção da saúde é que a gema é particularmente insalubre, um dogma que deu origem à moda para comer apenas as claras.
 
O omelete de clara de ovo, por exemplo, tornou-se ícone da alimentação saudável nos círculos de Hollywood. Mas é apenas mais um disparate. A gema é a melhor parte do ovo: não é só deliciosa, mas repleta de nutrientes saudáveis.
 
Na verdade, não há nenhum alimento que equipare o ovo em valor nutricional e variedade de usos. É extremamente barato. Uma caixa de meia-dúzia de ovos normalmente custa menos de £ 2, muito menos do que um alimento pronto para microondas rico em açúcar e farinha.
 
Os produtores de refeições rápidas gostam de proclamar que estão provendo comodidade a nossas vidas ocupadas, mas nunca houve refeição instantãnea melhor do que um par de ovos.
 
De fato, a variedade de pratos baseados em ovos é quase infinita, da sofisticação dos ovos Benedict ao grande favorito Caledonian de minha terra natal, ou o ovo Scotch, que é um lanche muito mais saudável do que qualquer saco de batatas fritas.
 
A única coisa com que você precisa se preocupar ao comprar os ovos é que eles sejam provenientes de galinhas criadas "ao ar livre" (ovos caipiras). Assim como a carne de gado orgânico, alimentado em pastangens é muito melhor do que a proveniente das fábricas de criação de animais; portanto, ovos de galinhas criadas em gaiolas de aviários não são iguais aos das criadas ao ar livre.
 
Se o "lobby da saúde" não fosse tão cego pelo dogmatismo e pelas influências comerciais, eles reconheceriam que os ovos podem ser uma arma vital na luta contra a obesidade.
 
Como sei por experiência própria, um ovo no café da manhã empurra a fome até o almoço, algo que não se consegue com duas fatias de pão integral ou uma tijela de granola.
 
Qualquer agência de alimentos que realmente se preocupe com a saúde da nação deveria abraçar o consumo de ovos, em vez de franzir a testa para eles. Pois como todos nós sabíamos antes da chegada dos lobistas e seus aliados comerciais, todos devíamos ir para o trabalho com um ovo."
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário