2 de mar. de 2017

PRECISAMOS FALAR SOBRE O NARCISISMO - PARTE II: SEGREDOS E MENTIRAS


Mentiras são o pão com manteiga do dia-a-dia do narcisista e segredos a sua moeda de troca nas relações com os outros. Quem quer que se inclua no campo de interesse de um narcisista encontrará não só um ouvinte interessado como um conselheiro proativo que não satisfeito em aconselhar, se mostrará ressentido caso seus conselhos não sejam postos em prática sem questionamento, porque todo o narcisista julga saber melhor que você o que é melhor para você. Só que isso não poderia estar mais longe da verdade: o objetivo do narcisista ao aconselhar alguém não é tanto o bem dessa pessoa quanto alguma vantagem que espera obter caso a pessoa siga ao pé da letra o seu conselho.

Embora em várias instâncias pareçam carentes de memória quanto às próprias histórias, particularmente eventos recentes cujas versões ainda estão sendo elaboradas, os narcisistas jamais esquecem os segredos dos outros. Eles constituem uma preciosa munição a ser usada no momento oportuno para vingar-se ou extrair algum benefício.

Ao mesmo tempo que extraem informações íntimas dos outros, os narcisistas os alimentam com relatos fantasiosos sobre si mesmos, histórias essas que incluem uma pitada de verdade - o suficiente para que alguma coerência seja mantida caso a pessoa busque trocar informações com outros.

Por atrozes que sejam as "confissões" de um narcisista, sua narrativa sempre buscará justificar suas atitudes e decisões, apresentando-o como vítima das circunstâncias ou da maldade alheia. Se e quando o narcisista admite ter cometido algum erro, é porque os erros (sempre piores) dos outros não lhe deixaram alternativas.

Porque precisam que as conversas girem em torno dos seus interesses, a verborragia dos narcisistas pode dar a impressão de ser sincera e autêntica, mas não é: a riqueza ou excesso de descrições e adjetivos e a intensidade das emoções que os acompanham são o brilho que usam para encobrir possíveis falhas na narrativa. Se depois de conversar longamente com um narcisista você parar para analisar o conteúdo da conversa, na melhor das hipóteses restará a sensação de ter tocado um fantástico balão multicolorido e cheio de nada, pois do muito que foi dito, muito pouco foi por ele revelado. Na pior, terá a incômoda sensação de ter se desnudado completamente diante de um voyeur que sequer desatou o nó da gravata.

Dizem que o narcisista só para de mentir quando fecha a boca. Mas isso não é verdade: o narcisista também mente em pensamento, já que acredita piamente nas mentiras que inventa. Por isso é capaz de jurar de pés juntos, e sem pestanejar mesmo quando confrontado com fatos e provas que contrariem sua versão.

O narcisista mente até quando não há a menor necessidade de mentir, pela mórbida satisfação que sente ao enganar alguém. E é um prazer tão intenso que o faz sorrir - pense no sorriso de uma criança de 3 anos que acabou de emplacar uma mentira deslavada e terá uma ideia da expressão.

A mentira também é usada na forma de fofoca ou intriga para causar indisposição entre as pessoas, assim o narcisista dilapida relações e isola parentes, colegas e amigos para se colocar como o centro de controle de toda a comunicação entre eles. É o milenar dividir para conquistar.

Por exemplo: ao travar uma nova "amizade", antes de apresentá-la a você, o narcisista cuidará que você já tenha uma opinião negativa sobre ela, plantando informações sobre atitudes ou comportamentos que você condena ou julga desprezíveis de forma que ao serem finalmente apresentados você sente uma repulsa imediata e dali em diante nunca vai conseguir entender como é que seu amigo narcisista consegue parecer tão feliz e à vontade na companhia daquela pessoa. E a recíproca é verdadeira, porque pode ter certeza que assim como fez a caveira daquela pessoa para você, o narcisista cuidou de fazer o mesmo do outro lado, reforçando a barreira que criou para mantê-los afastados.

Da mesma maneira ao ser introduzido ao seu círculo de amizades ou mesmo sua família, o narcisista logo cuidará de criar um ambiente de desconfiança e intrigas minando as relações e afastando as pessoas entre si. 

Tentar confrontar um narcisista com provas irrefutáveis não só é inútil como contraproducente como coloca você como alvo da famigerada "raiva narcísica", uma demonstração de força física ou verbal que cresce em violência e virulência na proporção da sua resistência física e/ou emocional que o narcisista não se dispõe a abandonar até que obtenha a "vitória" ou caia de exaustão - caso em que você terá vencido uma batalha,o que fará de você um "inimigo" numa guerra para o resto da vida, porque o narcisista jamais esquece quem o humilhou e cuidará de "dar o troco" seja como for, quando for e independente do quanto custar material e emocionalmente para todos os envolvidos, direta ou indiretamente. Sim, no universo fantástico do narcisista tudo é preto ou branco: ou você está do lado dele, o que significa apoio incondicional e sem contestação mesmo em prejuízo próprio; ou contra, merecendo ser destruído com requintes de crueldade.

Ao comprar uma briga dessas com um narcisista, se prepare para ver seu nome jogado na lama por toda a sorte de calúnias e difamações - envolvendo particularmente os hábitos, comportamentos e atitudes que você mais despreza ou repudia e que jamais cometeria. Prepare-se para ter sua intimidade e da sua família expostos de forma vexatória. Prepare-se também para a quantidade de pessoas que vão não só acreditar como espalhar essas mentiras por aí. E, finalmente, prepare-se para os amigos e contatos profissionais que perderá pelo caminho.

Diz o Buda que é preferível ter paz a ter razão. Em nenhuma outra instância isso é tão verdadeiro como quando cogitamos confrontar um narcisista. Melhor deixar para lá: cedo ou tarde, ele se expõe pelo que é e as outras pessoas vão acabar descobrindo do mesmo jeito que você. Porque mentir, enganar e tirar vantagem fazem parte da natureza dos narcisistas, como é da natureza do escorpião picar a mão que o resgata das corredeiras. Nem você nem ninguém mudar isso nessas pessoas. Se já é difícil mudar a si mesmo, mudar os outros é praticamente impossível, porque a pessoa precisa querer, e raríssimos são os narcisistas que conseguem ver algo de errado no seu jeito de ser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário