4 de jul. de 2008

CONSELHEIRO ACÁCIO

Nos jornais hoje:

Envolta em uma crise política, a governadora Yeda Crusius convocou um especialista americano em opinião pública para auxiliar o Piratini a tomar decsões sobre a administração.

A matéria segue então discorrendo sobre as credenciais do yankee, destacando o brilhantismo de sua "descoberta": "as posições da população com relação a temas polêmicos oscilam de acordo com o nivel de informação". Com base nisso, ele desenvolveu um sistema de avaliação progressiva no qual por alguns dias os participantes são isolados do convívio social, respondendo a sucessivos questionários à medida que vão debatendo e aprofundando seu conhecimento sobre um determinado assunto". Segundo ele, dois terços das pessoas mudam de opinião durante o processo. A pérola:

As pessoas que mais se informam são as que mais modificam suas opiniões. (Bidu!! Precisa PhD pra saber disso?!)

Segue-se uma entrevista com o PhD, onde entre respostas vagas e que denotam um conhecimento menos que superficial de nossa realidade, ele revela que executou trabalhos semelhantes na Bulgária, Tailândia e Irlanda do Norte.

Ah, há a questão dos custos, é claro: "ainda não dimensionamos os custos do projeto", que curto e grosso se resume a:

Mas não é no doutor que quero me concentrar, afinal ele não caiu do céu simplesmente: foi convidado e hospedado pela governadora às nossas custas para a implementação do "projeto" (já parou pra contar quantas vezes a governadore repete essa palavra?).

Se a Yeda não sabe por onde começar a governar, por que é que se candidatou?! Será que a gente precisa de um yankee pra dizer o que a gente precisa?

O que este fato evidencia é, de um lado, a total incompetência do atual executivo estadual e, por outro, uma alienação que chega às raias da esquizofrenia. Encracada por incompetentes, oportunistas, larápios e toda a sorte de parasitas, Yeda busca agora uma solução mágica (com as devidas credenciais "científicas"). Essa história toda não passa de um factóide sem outra conseqüência imediata que o prejuízo nos cofres públicos - abastecidos com o dinheiro do meu, do seu imposto.

Depois de, sob o pretexto de otimizar o custo-benefício na rubrica do ensino, "remanejar" as escolas públicas da rede estadual, fechando umas salas de aula para superlotar as outras, o governo estadual mostra-se pródigo em desperdiçar dinheiro poupado com basófias.

Dizem que cada povo tem o governo que merece. Acho que como gaúchos, é hora de nos perguntarmos o que fizemos pra merecer um (des)governo desses.

Acorda, Yeda. Quer começar a tomar decisões no Piratini? Pega um táxi, anda de ônibus, caminha pela rua: a realidade está fora das paredes do palácio e as opiniões e soluções também. De quebra, é de graça e não precisa nem falar inglês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário