9 de set. de 2017

PRECISAMOS FALAR SOBRE O NARCISISMO - PARTE XI: HOOVERING


Narcisistas são, acima e antes de qualquer coisa obsessivamente controladores.

Como são incapazes de se relacionar com os outros com honestidade e sinceridade, muito de sua energia mental é dispendida divisando esquemas para evitar que suas más ações venham ao conhecimento dos alvos atuais, e a única maneira de garantir que isso não aconteça é monitorando e, preferencialmente, controlando não só as ações mas a própria imagem das pessoas de quem abusou no passado ao mesmo tempo que cuidam de minar a credibilidade de qualquer um que represente uma ameaça à falsa personalidade que desfilam pelo mundo.

600 anos antes de Cristo, lá na China Lao Tsé já ensinava: mantenha seus amigos sempre perto e os inimigos mais perto ainda. Ninguém aplica tanto e tão bem esse ensinamento como o narcisista, simplesmente porque para ele todos são seus inimigos - e eles não deixam de estar certos, porque a confiança é a base de tudo para um ser humano e costumamos reagir (às vezes violentamente) ao menor indício de estarmos sendo traídos ou abusados em nossa confiança; e como narcisistas sobrevivem de se aproveitar da confiança alheia, seguem pela vida a fora sendo rechaçados, escorraçados, insultados e por aí a fora.

Quanto maior o tempo e grau de intimidade de uma relação, maior o investimento de confiança que fazemos nela. E poucas coisas são mais enfurecedoras do que descobrir que aquela pessoa em quem você investiu tanta confiança era uma farsa. Muita gente perde a cabeça e é capaz de reagir com extrema violência nessas circunstâncias, partindo para a agressão e a vingança, e o hoovering (que e inglês significa "pairar) é o escudo que o narcisista usa para se proteger dessa possibilidade.

A expressão foi cunhada por psicólogos para descrever o assédio praticado pelos narcisistas após a exposição (com familiares, amigos, colegas e ex-parceiros afetivos) para "fazer as pazes" e assim "voltar" a "fazer parte" das suas vidas. O hoovering serve primeiramente para tentar induzir a pessoa a duvidar das próprias percepções. Algo tipo: veja, sou eu que estou aqui... Eu, aquela pessoa boa e maravilhosa que sempre esteve ao seu lado... Aquele outro que lhe traiu, que insultou e falou coisas terríveis não era eu... Você entendeu mal... Você é que não viu... É que suas acusações causaram um sofrimento tão terrível para mim... Mas era tudo da boca para fora... e por aí a fora...

Nesse estágio, o narcisista se esforça para demonstrar suas "boas qualidades" resgatando a falsa personalidade que apresentou anteriormente ao descarte - e não se iluda: o descarte não tem volta.

Esse reaparecimento pode acontecer dias, semanas, meses ou mesmo anos depois do descarte; o fator determinante é a necessidade do narcisista - nunca, jamais a sua. Não é "saudade", não é que ele tenha "mudado" e muito menos "reconhecido seus erros" e decidido "recomeçar" - pelo menos não no sentido que entendemos: tudo que ele quer recomeçar é a dinâmica de sugar até a medula da sua vítima garantindo livre e repetido acesso a alguma vantagem afetiva, financeira, profissional, material, etc...

Além disso, a proximidade permite ao narcisista antecipar os movimentos e reações do alvo ao mesmo tempo que reinsere na vida dele todo o caos de que sempre se faz acompanhar, juntamente com a entouraje de flying monkeys, que serve o duplo propósito de aplaudir seus movimentos e divertir-se às custas da vítima.

Portanto, quando o narcisista reaparecer à sua porta mesmo depois de anos todo arrependido e fazendo juras de amor, não acredite: ele não só não está absolutamente arrependido como o vê como um inimigo e seu único propósito é ensinar uma lição da forma mais cruel e vexatória possível e ele cuidará que todos os olhares estejam em você - particularmente os olhares daqueles que lhe forem mais íntimos e caros - quando o expuser como uma pessoa vil, falsa e desprezível ao mesmo tempo que cuida de dissipar seus recursos materiais, destruir sua carreira, sua auto-estima, ou mesmo sua vontade ou razão de viver.

Sim, eles são doentes a esse ponto e se aproveitam da dificuldade que temos em admitir quando erramos em avaliar o caráter de outro ser humano. É que aceitar essa possibilidade implica admitir que podemos nos enganar radical e estruturalmente ao estimar os outros, e esse pensamento nos leva a duvidar da nossa própria capacidade de ser e estar em sociedade, pois se a base de tudo é a confiança e não sabemos distinguir uma pessoa confiável de uma não confiável, o que isso diz de nós? Que não temos capacidade de construir um nicho seguro para nós mesmos: e isso é desastroso! Essa constatação é terrivelmente perturbadora e se não tomarmos cuidado, se não pararmos para revisar nossos critérios e, principalmente, observarmos como o tempo todo a nossa intuição esteve tentando avisar sobre aquela pessoa e, principalmente, as razões pelas quais decidimos ignorar esses avisos; arriscamos cair num ciclo vicioso de culpa, depressão e desconfiança.

Mas o foco deve ser a lição. E a lição é: ouvir a nossa intuição. E na hora, no instante que ela está soando o alarme. É nela e em nada nem ninguém mais que devemos sempre depositar nossa maior confiança. E intuição não tem nada de abstrato ou esotérico, mas sim uma função mais elevada e altamente especializada dos nossos sentidos para detectar predadores entre os seres humanos, porque precisamos dos outros (e e eles de nós) para sobreviver: que razão tem um ser humano para correr no socorro de outro senão a confiança de que na eventualidade de estar ele numa situação de perigo outro ser humano faça o mesmo. Sem confiarmos uns nos outros, não teríamos sequer chegado às cavernas, não teríamos sequer chegado a formar tribos.

O aspecto mais insidioso, mais cruel do hoovering é que ele costuma acontecer quando todas essas dúvidas nos consumem, e nem é tanto porque o narcisista tenha o superpoder de detectar esse momento, mas porque o sofrimento é tão insuportável, que muitas vítimas acabam permitindo que ele retorne às suas vidas na (vã) esperança que isso vá desfazer o mal-entendido, matar o dragão da dúvida e restaurar a "normalidade" sem que elas precisem fazer uma séria e profunda reavaliação pessoal. Só que, como bem sabemos (ou deveríamos já ter aprendido) esse dragão é o próprio narcisista, e essa volta triunfal (para o narcisista) é para arrastá-las ainda mais fundo no inferno.

Não tenha um pingo, uma sombra de dúvida sobre isso, porque para o narcisista, você não passa de um fantoche que tem a obrigação de adorá-lo e satisfazer todas as suas vontades mesmo que isso implique a morte em vida para você - ele é indiferente, porque do ponto de vista do narcisista, você não existe, nunca existiu e jamais virá a existir como um indivíduo. Para o narcisista você não tem vontade, desejos ou anseios próprios: é só (mais) um casaco que ele tira do armário quando precisa, usa como e quando quer, então guarda de volta para quando precisar.

Se não puder controlá-lo diretamente, o narcisista procurará infiltrar um "espião" no seu círculo e não terá o menor problema em criar um perfil falso para segui-lo nas redes sociais. Então, não hesite em romper com toda e qualquer pessoa que suspeite estar mais próxima a ele do que a você e desconfie de qualquer pessoa amiga dele que pareça interessada em você de uma hora para a outra. Narcisistas são manipuladores e todo o manipulador triangula, ou seja, insere terceiros nas relações sejam amorosas, familiares ou de amizade. Sabe aquele amigo que anda, vira e mexe acaba comentando algo ruim sobre outra pessoa? Ele é um manipulador. O que ele na verdade está tentando dizer é "veja como eu sou melhor do que fulano ou beltrano por causa disso, disso e daquilo". Simples assim. Gente séria e honesta não precisa rebaixar ninguém para se sentir superior. De mais a mais, quem garante que essa pessoa mais adiante irá falar mal de você?

Enfim... se não tiver acesso direto à sua vida, o narcisista buscará alguém que faça o serviço para ele. Eles geralmente conseguem isso se aproximando dessa pessoa e fingindo estar muito preocupado com você: "oh, estou tão preocupado com o fulano! Ele não atende o telefone, não responde meus e-mails... tenho medo que esteja muito deprimido e acaba fazendo alguma bobagem"... ou qualquer coisa do gênero. Você entende o quadro, afinal, quantas vezes isso já não aconteceu com a gente, não é? A preocupação com uma pessoa que se afasta é uma reação absolutamente natural de quem de fato se importa com ela e manipuladores se aproveitam disso não só para extrair as informações que buscam como para contar uns pontos extras com a gente, porque ao ouvir coisas assim, tendemos a pensar "oh, veja como ele é bonzinho: está tão preocupado...!" E aí, para parecer igualmente boazinha e preocupada, a pessoa corre para o telefone para saber como está o tal fulano, então volta correndo para contar, porque assim, além de parecer boazinha e preocupada ela parece importante também. Isso em si não tem nada de errado: primatas se relacionam na base do toma-lá dá cá, só que ao invés de trocarmos bananas, trocamos favores e pessoas manipuladoras desenvolveram a habilidade de sair sempre lucrando nessas trocas, entende? A diferença entre o manipulador e o narcisista é que o manipulador não quer lhe destruir no processo, apenas levar alguma vantagem e está bem consciente que existe um limite, uma hora de parar e dar algo em troca e o narcisista pode até saber disso, mas como se julga acima desse limite.

E já que estou tocando neste assunto, fica uma dica que vai lhe poupar muita dor de cabeça: desenvolva o sadio hábito de primeiro se peguntar porquê essa pessoa que era tão íntima da outra não se dá ela própria o trabalho de falar com o tal fulano, já que está tão preocupada. E depois disso, entenda que o que quer que tenha acontecido entre elas não é problema seu: é delas. E então, desvencilhe-se da incumbência que essa pessoa está tentando lançar sobre você dizendo algo como: "oh, veja só, que pena! Já que está tão preocupado, você bem que podia procurá-la, não é?". E fim. Ponto final. Resista ao impulso de aumentar seu escore junto a manipuladores, porque é justamente desse ladinho bem primitivo da natureza humana que eles se aproveitam mais.

"Espiões" ou perfis falsos servem para o narcisista monitorar os seus passos e manter-se informado do seu estado emocional. Nunca esqueça que o narcisista o estudou muito bem e o conhece talvez melhor do que você mesmo, e ele sempre vai usar esse conhecimento contra você para determinar o melhor momento de reaparecer como o herói, e se você vacilar, ele (ou ela) vai entrar novamente em sua vida para mais uma sessão de abusos, porque ao mesmo tempo que acaricia as feridas do seu ego com pretextos e promessas falsas, mas esse mar de rosas terá uma duração ainda mais curta do que o love bombing inicial, porque - e nunca é demais enfatizar - o narcisista jamais volta para "reatar" qualquer vínculo que tenha tido com você: ele volta para se vingar, para extrair até a última gota dos seus recursos materiais e emocionais, enlameá-lo com toda a sorte de situações vexatórias, calúnias e difamações e finalmente expô-lo sujo e humilhado perante a maior plateia que puder reunir. Este é o objetivo final do narcisista ao se relacionar com qualquer pessoa, porque por alguma distorção profunda na personalidade, o único prazer que o narcisista consegue sentir nesta vida é esse momento de triunfo sobre outro ser humano e ele vem na proporção da humilhação a que  submete o outro.

Se você não tiver trancado bem as portas e janelas da sua vida, no instante que perceber algum movimento em sua vida, o narcisista cuidará de reaparecer. Por isso é que depois do rompimento, o afastamento físico e bloqueio total de qualquer forma ou possibilidade de acesso à sua vida íntima é fundamental.

16 comentários:

  1. Fui casada com um narcisista durante 12 anos,hoje tenho uma medida protegiva e vivo com medo do que ele possa fazer

    ResponderExcluir
  2. Jamais, em hipótese alguma, levante a guarda por mais que ele prometa e finja ter "mudado". O narcisismo é um transtorno de personalidade - isso significa que NÃO EXISTE CURA. Além disso eles são vingativos e como se julgam superiores a tudo e a todos, não há limites para as suas ações.

    O ideal é você conseguir desaparecer completamente do radar dele para evitar que saiba qualquer coisa sobre a sua vida: com quem anda, onde trabalha onde se diverte... absolutamente tudo, porque quanto menos o narcisista souber, menos terá a invejar. Caso ainda não tenha feito, afaste-se de todos os amigos em comum, altere sua rotina e mude os lugares e círculos que frequenta.

    Se puder, aconselho buscar a ajuda de um terapeuta com experiência em estresse pós-traumático. A terapia cognitiva comportamental ajuda muito porque é rápida e vai direto ao ponto que é descobrir e resolver de uma vez por todas o porquê de você ter se envolvido com uma pessoa tão doente - acredite, sempre existe um porquê e descobri-lo vai fortalecê-la muitíssimo.

    Finalmente, volto a insistir: não baixe a guarda, porque enquanto viver, ele pode voltar a perturbá-la mesmo depois de décadas sem dar notícia. E será um movimento planejado com o dobro de cautela para assegurar que você não consiga escapar outra vez, apelando para a sua compaixão, medo ou o que funcionar melhor.

    Espero que minha resposta tenha ajudado de alguma forma. Se tiver qualquer dúvida, não hesite em perguntar.

    Beijos e boa sorte!

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente fui vítima de uma amiga narcisista recentemente, e pior que foi em um curso de formação em psicoterapia corporal de três anos, com muitas vivências onde compartilhei coisas íntimas. Minhas fraquezas foram completamente expostas e agora estou me sentindo muito mal e sozinha, mesmo fazendo terapia. Foi como viver um trauma sobre outro trauma. Estou quase desistindo da formação, apesar de todo investimento financeiro e dedicação que tive, porque só de estar no local, mesmo sem ela, está difícil. O ápice aconteceu em novembro do ano passado e estou vivendo ciclos nos quais em um momento estou bem e em outro fico mal, com mania de perseguição, triste, com raiva, confusa...Queria nunca ter passado por isso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não desista, Ana! Depois de tudo, você vai dar a essa pessoa o prazer de vê-la derrotada?

      OBSERVE, NÃO ABSORVA: nada, absolutamente nada do que essa pessoa diga ou faça é dela, por ela e para ela: pense numa criança de três anos de idade, em como ela vê e entende o mundo, em como vê as pessoas como objetos, como extensões de si mesma e em como o pensamento é mágico e dissociado da realidade.

      Você tem a (imensa!) vantagem de viver e atuar na realidade, não no reino de fantasia que essa pessoa habita. Use essa maturidade em benefício próprio e ignore, absolutamente ignore tudo que partir dela.

      Eu também preferiria que você não tivesse passado por isso - como preferiria não ter passado por nada por que passei, mas aqui estamos nós e é agora e daqui para a frente que a gente vive. E mais: assim como eu saí, você também vai sair dessa sinuca de bico mais forte, amadurecida e ainda melhor capacitada para atuar justamente na sua área profissional. Sei que é difícil no começo, mas aos poucos o aprendizado vai se revelando, particularmente quando ao invés de focar na pessoa que está causando o sofrimento, focarmos em nós mesmos, em como chegamos a uma situação dessas e nos corrigirmos.

      Espero ter ajudado.

      Se precisar, estou aqui: você não está sozinha.

      Beijos

      Excluir
  4. Realmente é muito triste a capacidade que esses seres tem de fazer o mal. AInda bem que tem surgido canais para que possamos aprender sobre isso e dessa forma aprender a nos recuperar e não cair mais nessas mentiras e manipulações.

    ResponderExcluir
  5. Namorei por um ano um cara assim.Estou na fase do.descarte. Tem algum grupo de whats para que possamos.nos ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exsitem alguns grupos no Facebook, mas eu teria muita cautela e observaria por um bom tempo antes de postar qualquer coisa, porque esses grupos costumam ser territórios de caça perfeitos para narcisistas.

      Participei de alguns anos atrás e vi muita gente boa sair de uma situação ruim para cair numa pior.

      Excluir
  6. Minha ex esposa me acusou de violência domestica para amigos e familiares dela para arruinar minha imagem, e com algumas pessoas deu certo embora quem me conhece de verdade sabe que não. Fiquei com medo dela levar a denuncia a policia como vingança ou algum servo dela vir a fazer, porem nunca o fez ou deixou alguém fazer pois sabe que tenho bons advogados e que teria de provar tais acusações. Outra coisa que me deixava perplexo era o vicio que ela tinha em trair tanto a mim quanto aos anteriores, agora entendo que não era por prazer no ato em si e sim na exposição ao ridículo q imputava a mim e ao fato de poder exercer controle sobre varias pessoas. É incrível como ela não só usava as pessoas como instrumentos, mas também suas próprias emoçoes, absolutamente tudo para ela era algo a ser usado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é fácil para quem não vê outras pessoas como seres humanos e acredita que o mundo existe para satisfazêlo(a).

      Grey rock e stone wall são as medidas mais eficazes com esse tipo de gente.

      Excluir
  7. Meu ex quase narcisista voltou fazendo hoovering. Mandei a real "o que você quer?". "Ser teu amigo." "Mas, você nunca foi meu amigo, não confio em você. Vá ser feliz". Etc.... Ele não me procurou mais. Game over.

    ResponderExcluir
  8. Ola,lendo seus post's imagino estar casada com um possivel narcisista ha 9 anos, a minha psicologa tem fortes suspeitas q seja um narcisista. Estou mt preocupada e com receio. A terapia me levou a descobrir o pq me envolvi com esse perfil, A Codependencia. Nao tem sido facil lidar com essas descobertas e mudar, ja aplico algumas das tecnicas citadas por vc. Tenho dois filhos muito pequenos ainda, isso me preocupa demais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se seus filhos ainda são bem pequenos, a hroa de mudar é agora, antes que se tornem vulneráveis às táticas de manipulação do narcisista.

      Faça um exercício com a sua psicólogoa: tente imaginar a dinâmica familiar com seus filhos adolescentes. Lhe garanto que a perspectiva é de agravamento, com envolvimento crescente dos seus filhos num drama familiar sem fim.

      Dentre as lições importantes que a vida me ensinou, a mais preciosa é que 2/3 da felicidade consiste em antecipar conflitos e agir a tempo de evitar que se convertam em sofrimentos.

      Namastê!

      Excluir
  9. Estou buscando forças para me manter firme no contato zero e esse texto foi bem esclarecedor. Mas me preocupa o fato dele trabalhar na mesma empresa e como tem uma função bem acima, tem acesso a todos os meus dados e inclusive controlava o meu horário de trabalho, pois se eu chegasse atrasada, já me ligava para saber o que eu estava fazendo... Há alguma sugestão para esses casos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito complicada a sua situação, porque o acesso aos seus dados pessoais e funcionais coloca você exatamente na posição que o narcisista quer - repare como ele segue tendo controle sobre vc usando os atrazos como pretexto para dorçar que o contato seja mantido.

      Repare como a relação íntima pode ter sido interrompida, mas a relação de poder continua - e isso é tudo que o narcisista quer: poder. De preferência sem contrapartidas ou concessões.

      De uma coisa você pode ter certeza sobre narcisistas: se eles não estão fazendo chantagem é porque já estão numa situação vantajosa.

      O ideal era buscar um local de trabalho totalmente livre da presença e influência dessa pessoa. Não há emprego que compense a insegurança de viver sujeita aos humores de gente sem empatia e escrúpulos.

      Como vai ser quando/se você começar outro relacionamento? Essa pessoa bem pode usar tudo a que tem acesso para tornar sua vida insuportável.

      Vale a pena?

      Excluir