13 de nov. de 2012

SVETLANA




Desde pequena Svetlana acalentara um único sonho, e uma grande paixão.

Sua paixão era a dança, a qual se dedicava de corpo e alma.

Seu sonho era ser uma gran ballerina no Ballet Bolshoi.

Conformados, seus pais já há muito haviam desistido de tentar interessá-la por outros assuntos, outras atividades. Os rapazes já nem arriscavam um olhar: o coração da bela Svetlana só tinha lugar para a dança, e tudo o mais era sacrificado pelo dia em que ela se tornaria uma bailarina no Ballet Bolshoi.

E tanto amor, tanta dedicação finalmente deram frutos: Sergei Davidovitch, mestre do Ballet Bolshoi estava selecionando novos talentos para a companhia. Recomendada por vários mestres e instrutores como um genuíno talento, Svetlana foi convidada para uma audição.

Nas semanas que antecederam à audição, Svetlana trabalhou até a exaustão, ensaiando cada detalhe, revisando os mínimos movimentos: sua apresentação seria perfeita custasse o que custasse: era sua única chance.

Finalmente chegara o grande dia. Tensa, mas determinada, Svetlana apresentou-se ao comitê de seleção, e sob o olhar crítico de Sergei Davidovitch, dançou como se fosse seu último dia na Terra, flutuando pelo salão com a leveza de um anjo e a precisão de um relógio suíço.

Ao final da apresentação, ainda ofegante, aproximou-se do grande mestre e perguntou:

- Então, o senhor acha que eu posso vir a ser uma gran ballerina?

A resposta foi tão avassaladora, que antes mesmo de ouvir o resultado da audiência, Svetlana retirou-se aos prantos. Entre lágrimas passaram-se os dias, os meses, e ainda anos depois, a ríspida resposta a assombrava como um pesadelo:

- Não. - dissera Sergei Davidovitch sem pestanejar.

E Svetlana sentira a terra sumir sob seus pés latejantes.

Num arroubo de frustração, jogara no lixo as sapatilhas, decidida a nunca mais tornar a calçá-las.

Mas com o tempo, o amor à dança falou mais alto. Tendo desistido do sonho de tornar-se uma gran ballerina, Svetlana conformou-se em ensinar, tornando-se uma professora dedicada e exigente.

Dez anos se passaram até que criasse coragem de assistir a apresentação anual que o Ballet Bolshoi promovia em sua região.

Ao procurar seu assento na primeira fila, reparou na austera presença de Sergei Davidovitch, que ainda exercia a função de ballet master, uns poucos assentos adiante do seu.

No final da apresentação, tomou coragem e se aproximou, contando o quanto quisera um dia fazer parte daquele corpo de baile, e o quanto ainda lhe doía a rejeição.

- Mas minha filha... - disse Davidovitch com uma ponta de ternura - Eu digo isso a todas as aspirantes.

- Como pode ser tão cruel? - protestou Svetlana à beira das lágrimas - Foi uma grande injustiça!

- Perdoe-me, minha jovem... - defendeu-se Davidovitch - Mas você nunca poderia ter sido grande o suficiente, se pôde abandonar seu sonho pela opinião de outra pessoa.

(imagem: "Espera", Edgar Degas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário