11 de jan. de 2013

NA CORDA BAMBA DA VIDA




Era uma vez um homem que buscava seu sonho e sabia que caminho seguir para realizá-lo.

No meio do caminho entre o sonho e sua realização havia uma ponte sobre um rio de águas perigosas.

No meio da ponte, o homem que buscava seu sonho deparou-se com um homem trazendo uma corda enrolada à cintura.

- Pode segurar para mim, por favor? - pediu o estranho estendendo uma ponta da corda.

De boa vontade, o homem que buscava seu sonho tomou a corda nas mãos.

- Obrigado. - disse o homem que vinha - Duas mãos, por favor, segure bem firme.

E com essas palavras, o homem saltou da ponte.

- Que loucura é essa? - gritou o homem que buscava seu sonho agarrando firmemente a corda.

- Só segure firme, por favor: eu certamente morrerei se você soltar! - gritou o homem pendurado na corda.

- Isto é ridículo! - protestou o homem que buscava seu sonho tentando içar o outro - Não consigo puxá-lo sozinho. Por que fez isso?

- Minha vida agora está em suas mãos, sou sua responsabilidade. - respondeu o homem pendurado na corda.

- Escute... - pediu o homem que buscava seu sonho - Não posso segurá-lo indefinidamente. Tampouco posso puxá-lo, mas se você apoiar as pernas contra o pilar da ponte e começar a escalar eu posso ajudá-lo a subir.

- Para quê, se tudo que precisa é ficar aí segurando? - foi a resposta.

O homem que buscava seu sonho olhou ao redor em desamparo, mas não havia ninguém mais para ajudá-lo, nem mesmo algum poste ou aresta onde pudesse amarrar a corda. Consultando o relógio, reparou que a janela de sua grande oportunidade começava a se fechar. Se fosse outra pessoa, ponderou, poderia facilmente soltar a corda, abandonar o homem pendurado à própria sorte e chegar ao seu destino ainda a tempo de concretizar seu sonho; mas sendo quem era, sabia que viveria pelo resto de seus dias sentindo-se culpado e infeliz.

- O que você quer de mim? - bradou frustrado.

- Só estou pedindo sua ajuda! - suplicou o homem pendurado.

- Como posso ajudá-lo, se não tenho forças para puxá-lo e não há nada em que amarrar a corda enquanto vou buscar ajuda?

- Eu já disse: é só segurar. - argumentou o homem pendurado - Será que é pedir demais?

Foi quando o entendimento atingiu o homem que buscava seu sonho como um raio:

- Se você quer passar o resto da vida aí pendurado nesta corda é problema seu, mas tenho planos melhores para a minha vida do que passar o resto dos dias segurando enquanto você não faz nada para subir! - gritou decidido - Cada um é sujeito do próprio destino: estou devolvendo a você o poder de decisão sobre sua vida!

- Não estou entendendo! - protestou o homem pendurado - Que tipo de egoísta é Você para me abandonar justo agora? O que poderia ser mais importante para você do que a minha vida?

- Sua vida, sua decisão... - argumentou o homem que buscava seu sonho - Ou você começa a subir para se salvar enquanto eu sirvo de contrapeso, ou eu vou largar a corda. A decisão é sua.

Não houve resposta a essas palavras, nem sequer um movimento na corda que indicasse que o homem pendurado estava fazendo algum esforço para se salvar.

- Muito bem... - declarou o homem que buscava seu sonho - Aceito sua escolha.

E dizendo isso, largou a corda e seguiu seu caminho sem culpa.

-------------------------------------
Parábola encontrada na internet. Adaptação minha.
Foto: Walking the Tight Rope, por Harold Naideau.

Um comentário: