8 de jun. de 2008

A CULPA É DOS DONOS





Neste final de semana, em ocasiões distintas, três idosos foram mortos por pitbulls no Brasil. Dos três, duas senhoras eram conhecidas dos animais: uma era vizinha e a outra a própria avó do dono.

Novamente ergue-se o clamor pelo extermínio de uma raça inteira como se os cães fossem os culpados.

Não são.

O que não aparece nunca na mídia são as condições a que muitos desses "assassinos" são submetidos por seus donos, ou quantos morrem vítimas de maus tratos e ferimentos em rinhas de cães espalhadas pelo país a fora. Não se cria um cão para rinhas mantendo-o na sala de estar com a família a assistir televisão. Não é culpa da raça pitbull carregar o estigma da violência e ser a eleita de 9 entre 10 mentecaptos antissociais que usam o cão para sublimar sua impotência.

Antes, e acima de tudo, o comportamento adulto de um cão é conseqüência direta da criação que teve, de como e o quê seu dono ensinou. Como selvagem que é (e sempre permanecerá, não importa o quanto o "domestiquemos"), o cão não vem equipado de fábrica com mecanismos de repressão social outros que os ditados pelo seu instinto de animal de matilha. Mas ele aprende, e aprende muito mais de nosso inconsciente do que imaginamos.

Se quero conhecer uma pessoa, observo seu cão. Não a raça desse cão, mas seu caráter, sua personalidade, a maneira como acolhe um estranho. Não falha nunca.

Odeie as pessoas, encha-se de preconceitos e suspeitas com estranhos, viva temeroso que alguém irá tentar roubar seu precioso quinhão; então prenda um cão desde filhote numa corrente no fundo do pátio com pouco ou nenhum contato com pessoas, incentive sua agressividade, puna-o com violência e racione sua alimentação.

Com qualquer ingrediente dessa receita, você será bem sucedido em transformar um chihuahua numa máquina assassina.


2 comentários:

  1. pois é,a culpa é do dono mesmo,pois eu tenho dopis pitbull's e são maravilhosos......
    e levados.....+ amei seu blog...ficou show...bjks!!!!

    ResponderExcluir
  2. Tudo é condicionamento. Se você dá carinho ao seu cão e o ensina a ser carinhoso, é isso que ele vai assimilar. Essa é a opinião de ENRICO ORTOLANI, professor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo - FMVZ-USP. Segundo ele, "o comportamento do animal depende pouco de seu instinto, e muito do condicionamento a que é submetido".

    Sobre o pitbull, concordo com o texto: eles não são culpados de "carregar o estigma da violência e ser a eleita de 9 entre 10 mentecaptos antissociais que usam o cão para sublimar sua impotência".

    O animal jamais perderá sua característica de "guarda", de "protetor" de seu dono, mas jamais será um "matador", se não for preparado para isso.

    Concordamos em gênero, número e grau, o que pode ser conferido no endereço http://apatotadopitaco.blogspot.com/2010/04/cao-amigo-ou-inimigo-do-homem.html.

    ResponderExcluir