21 de jun. de 2008

VALORES CORPORATIVOS?!


Lendo o jornal de hoje me deparo com um artigo sobre o burnout e suas avassaladoras conseqüências na vida de milhões de pessoas.

A certa altura, deparo-me com a pérola:

O principal fator é a falta de transparência sobre os valores corporativos.


Discordo em número, gênero e grau: o lucro é o "valor" fundamental de toda e qualquer corporação. É sua razão de existir, seu objetivo, seu motor. Indivíduos não contam, e isso vale inclusive e particularmente para os empregados.

Essa tal "cultura corporativa" e a legião de pseudo-especialistas que vem invadindo a mídia e lotando anfiteatros com suas pérolas de sabedoria seria cômica se não fosse trágica.

Enquanto isso, você folheia o jornal de sábado a procura do novo carro, do novo apartamento, da nova tv a plasma que pretensamente servirá de compensação para tudo o que falta em sua vida; mas que de fato só serve pra prolongar sua escravidão ao sistema. Acorde para o que realmente importa enquanto importa realmente, porque família, amigos e amores já entraram no mercado das commodities.

No mundo em que vivemos, a liberdade foi substituída pela opção de consumo e a realização pessoal pela quantidade de consumo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário