27 de set. de 2008

UM THUNDERBIRD NA CASA BRANCA?


Ontem à noite me armei de paciência e assisti ao debate entre Obama e McCain. Parte dele, pelo menos, porque aquilo foi tudo menos um debate - principalmente porque na retórica não há basicamente distinção explícita entre os dois: ambos são de direita (um, um pouco mais, o outro, um pouco menos), ambos defendem o imperialismo e supremacia star & stripes, e de nenhum pode-se esperar grandes mudanças ou avanços na hipocrisia que impera na política yankee (como em qualquer outro país dito "democrático").

Mas não foram nem os monólogos nem o "audiômetro" (um graficozinho que a CNN inseriu na tela mostrando a reação da audiência às falas dos candidatos) que mais me chamaram atenção, mas sim a descoberta que fiz: o senador McCain é na verdade um Thunderbird!

Lembra aqueles fantochinhos da década de 60, um tempo atrás ressuscitados pra telona com efeitos e coisa e tal? No filme, os bonecos foram aperfeiçoados, mas na série de tv eram mais como um híbrido entre marionetes e bonecos de ventrílogo, com aqueles cortes nos cantos da boca pra fazer de conta que se mexe.

Pois é... E não é que o McCain só mexe o queixinho que nem um Thunderbird? Bom, dizer que só mexe o queixinho é quase uma injustiça: as rugas da testa também se mexem. E pára por aí.

Dá nos nervos, dá uma coisa na gente ver aquele cara falando, gente! É como se tivessem injetado botox em todo o rosto, do lábio superior às sobrancelhas. Maior agonia! O cara mais parece um peixe morto!

Outra coisa que dá nos nervos: o Obama é loquaz e gesticula bastante, a gente vê seus olhos correndo do opositor ao mediador e deste para a audiência, as câmeras; a gente até vê quando ele olha dentro de si buscando uma palavra, uma informação. Gagueja e tropeça nos próprios pensamentos como o mais comum dos mortais.

O contraste com o thunderbird rijo de olhos fixos e inexpressivos como os de um zumbi é chocante. Rijo como se estivesse estaqueado àquele palanque, McCain praticamente não gesticula e seu olhar fica fixo no mediador.

A certa altura dei por mim procurando os fios de nylon que às vezes dava pra ver na série da tv. Em se tratando de um republicano, até dá pra desconfiar, dado o histórico de marionetes que eles conseguiram catapultar à Casa Branca.

Pra encerrar, não se entenda por este post que sou simpática ao Obama. Não sou simpática a nenhum dos dois, porque não vejo em nenhum deles a resposta para as necessidades reais da população norte-americana. De mais a mais, pra nossa balança comercial aqui, governos liberais fundamentalistas (=republicanos) são melhores do que os nacionalistas (=democratas), como quase uma década de governo Bush bem o comprovou (e como, antes dele já o haviam comprovado Reagan, Bush pai e outros).

Por outro lado, vejo esse enfraquecimento econômico dos EUA mais como um sinal positivo no sentido de um equilíbrio de forças no cenário internacional do que como o cataclisma institucional que andam apregoando (não esqueça nunca que o capital diretamente afetado por esta "crise" é também dono da mídia, portanto é mais que lógico que a imprensa defenda seus interesses aumentando as proporções do dito desastre): uma América enfraquecida economicamente tenderá a ser mais aberta ao diálogo, à negociação e à adesão a compromissos e acordos internacionais já que necessitará como nunca nas últimas décadas do apoio de seus aliados.

Enquanto não chega uma solução pro problema das insolvências e o pleito de novembro não bota um fim na hipocrisia de democratas e republicanos que ficam adiando decisões que deveriam ter sido tomadas anteontem, recomendo aos nossos vizinhos do Norte paciência, cautela e doses diárias da novena do Santo Expedito:

Senhor, tende piedade de mim. Jesus Cristo, tende piedade de mim.
Senhor, tende piedade de mim. Jesus Cristo, nos ouça. Jesus Cristo, nos escute.
Pai celestial, que sois Deus, tende piedade de mim. Deus, Espírito Santo, tende piedade de mim.
Santa Maria, Rainha dos Mártires, rogai por mim.
Santo Expedito, fiel até a morte, rogai por mim.
Santo Expedito, que tudo perdeu para ganhar a Jesus, rogai por mim.
Santo Expedito, que foste atormentado, rogai por mim.
Santo Expedito, que pereceste gloriosamente pela espada, rogai por mim.
Santo Expedito, que recebeste do Senhor a Coroa de Justiça que é prometida aos que O amam, rogai por mim.
Santo Expedito, ajudante daqueles que lhe pedem coisas, rogai por mim.
Santo Expedito, patrono da juventude, rogai por mim.
Santo Expedito, auxílio dos estudantes, rogai por mim.
Santo Expedito, modelo de soldado, rogai por mim.
Santo Expedito, protetor dos viajantes, rogai por mim.
Santo Expedito, salvador dos enfermos, rogai por mim.
Santo Expedito, consolador dos aflitos, rogai por mim.
Santo Expedito, apoiador fiel dos que se apegam em vós, rogai por mim.
Santo Expedito eu te suplico, não deixe para amanhã o que podes fazer hoje, vem em meu auxílio.
Jesus, Cordeiro de Deus, que tiras o pecado do mundo, perdoe-me, Senhor.
Jesus, Cordeiro de Deus, que tiras o pecado do mundo, escute-me, Senhor.
Jesus, Cordeiro de Deus, que tiras o pecado do mundo, tende piedade de mim, Senhor.
Jesus, escute-me.
Jesus, escute minha oração. Que minha voz chegue a ti, Senhor.

(Depois dessa oração, rezar um Pai-Nosso, uma Ave-Maria e uma Glória-ao-Pai.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário