4 de nov. de 2010

INTOLERÂNCIA


Porque precisamos sim que o holocausto integre o currículo em todas as escolas do país.

Escala de Allport
(Também conhecida como Escala de Preconceito e Discriminação de Allport
ou Escala de Preconceito de Allport.)


Primeiro Estágio - Antilocução
Antilocução define observações contra uma pessoa, grupo ou comunidade, que não são expressas diretamente ou explicitamente. Geralmente designada como "falar mal pelas costas", ou representada por frases ou comparações "humorísticas" de gosto duvidoso, o impacto dessa conduta é geralmente pouco considerado.

Dizem que os nordestinos são como animais. Não concordo, isso é um despespeito aos animais.
(fonte: http://www.piadas.com.br/piadas/outras/nordestinos-0)

A fonte citada acima é só um de inúmeros exemplos de sites com piadas que insultam e humilham nordestinos. Na Alemanha pré-nazista, piadas de mau-gosto sobre judeus também eram muito apreciadas.

Segundo Estágio - Esquiva
O contato com as pessoas do grupo minoritário passa a ser ativamente evitado pelos membros do grupo majoritário. O mal é feito através do isolamento.

Terceiro Estágio - Discriminação
O grupo minoritário é discriminado negando-lhe oportunidades e serviços e acrescentando preconceito à ação. Os comportamentos têm por objetivo específico prejudicar o grupo minoritário impedindo-o de atingir seus objetivos, obtendo educação ou empregos etc. O grupo majoritário está tentando ativamente prejudicar o minoritário.

Nordestino não é gente. Faça um favor a sp, mate um nordestino afogado. (@mayarapetruso)

Mais que um fato isolado, a manifestação acima é só a parte visível de um sentimento enraizado que começa a se articular buscando legitimidade: http://www.petitiononline.com/estadosp/. O próximo passo é a representação política, exatamente como ocorreu na Alemanha em meados do século passado.

Aí você pergunta: "tudo bem, eu li até aqui e ainda não vi o que isso tudo tem a ver com o ensino do holocausto nas escolas no Brasil".

Tudo: discriminação é discriminação independente dos alvos que elege para o momento. E mais: a tendência dos movimentos discriminatórios é SEMPRE a de uma escalada para a violência e, num grau máximo, o genocídio.

Mas o ensino do holocausto como fato histórico isolado e conservado em formol como repetição mecânica de números e datas restritas ao ocorrido na Alemanha nazista mais que ineficaz, constitui um insulto à memória dos milhões de indivíduos vilipendiados, humilhados, torturados e finalmente fria e cruelmente assassinados pela intolerância. Nem tampouco contribuirá para a promoção da tolerância entre as novas gerações.

Só pela contextualização facilmente atingível pelo uso da Escala de Allport, por exemplo, a evolução do pensamento nazista de "inocente" anedotário aos horrores do holocausto atingirá o objetivo educacional a que se propõe.

Não há lógica, por mais bem articulada, por mais imbatível que seja, capaz de dialogar sequer, quanto menos debelar a intolerância. Porque a intolerância não é um processo consciente, quanto mais racional. É antes um pré-conceito racionalizado a posteriori. Um discurso que uma vez enraizado se torna refratário a qualquer prova ou argumentação. Tanto o é que mesmo confrontados com o imenso repertório de provas incluindo filmes e fotografias de época, há ainda entre nós indivíduos que neguem a existência do holocausto.

Para encerrar este post, seguem os dois estágios finais da Escala de Allport:

Quarto Estágio - Ataque Físico
O grupo majoritário vandaliza as coisas do grupo minoritário, queimam propriedades e desempenham ataques violentos contra indivíduos e grupos. Danos físicos são perpetrados contra os membros do grupo minoritário. Por exemplo, linchamento de negros nos Estados Unidos da América, pogroms contra os judeus na Europa, e a aplicação de pixe e penas em mórmons nos EUA dos anos 1800.

Dê uma busca sobre agressões a índios e moradores de rua no Brasil. Aqui em Porto Alegre, por exemplo, a alguns meses atrás um "cidadão" desceu do carro e sem nenhum motivo aparente, ateou fogo a um homem que dormia sob uma marquise. Não existem dados oficiais sobre esse tipo de agressão. Seria interessante que houvessem.


De qualquer forma, vale lembrar que também na Alemanha pré-nazista as hostilidades contra judeus começaram como fatos isolados.

Quinto Estágio - Extermínio
O grupo majoritário busca a exterminação do grupo minoritário. Eles tentam liquidar todo um grupo de pessoas (por exemplo, a população dos índios norte-americanos, a Solução Final para o Problema Judeu, a Limpeza Étnica na Bósnia etc).


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