25 de abr. de 2012

O CÉU E O INFERNO



Depois de muita insistência, Deus concedeu a um rabino visitar o céu e o inferno.
 
No inferno, deparou-se o rabino com um amplo salão oval ao centro do qual borbulhava um enorme caldeirão emanando o odor delicioso de uma suculenta sopa. Ao redor do caldeirão, o caos: as pessoas se acotovelavam em xingatórios e agressões, cada uma munida de uma colher de pau que não poucas usavam para agredir as demais.
 
Intrigado o rabino aproximou-se para observar melhor.
 
Reparou então que embora longas o suficiente para alcançar a sopa dentro do caldeirão, as colheres eram compridas demais para que cada pessoa as trouxesse à própria boca: toda a sopa que vingavam colher do caldeirão acabava desperdiçada no chão, pisoteada pelas centenas de pés daquele borburinho. Assim, acabavam todos amargurados, desanimados, enraivecidos e esfomeados.
 
Deus então o levou para conhecer o céu.
 
Para surpresa do rabino, o céu consistia num salão oval idêntico ao anterior, ao centro do qual igualmente borbulhava um caldeirão emanando o odor delicioso de uma suculenta sopa.
 
Mas, ao contrário do inferno, ali reinavam a paz e a harmonia: todas as pessoas se mostravam alegres - não poucas chegavam mesmo a cantar; mesmo tendo em mãos colheres idênticas às usadas no inferno.
 
Foi então que o rabino reparou que ao invés de tentar levar as colheres aos próprios lábios, aquelas pessoas as usavam para alimentar umas às outras.
 
(lenda judaica)

Nenhum comentário:

Postar um comentário