6 de mar. de 2012

TERÇA-FEIRA



Terça-feira... dia de Marte para franceses, italianos, romenos e espanhóis; dia de Tiwaz, Tyr, Tiv ou Tiu deus da guerra para celtas, vikings e bárbaros em geral; entre-semana para os bascos; dia dois para os chineses e segundo dia para os russos; terceiro dia para gregos e lusitanos. Para os católicos ortodoxos do Leste europeu, é dia de São João Batista.

Foi numa terça-feira, mais precisamente dia 29 de maio de 1453, que Constantinopla caiu sob o jugo do Império Otomano pa...
ra JAMAIS ser reconquistada pelos cristãos. Desde 1930, atende pelo nome de Istambul. É por causa disso que para gregos e espanhóis a terça-feira 13 é que é de mau agouro.

Já para os judeus, a terça-feira é um dia particularmente auspicioso, pois quando a este se refere o Livro do Gênesis, a frase "era bom" aparece duas vezes.

Também foi numa terça-feira, mais precisamente dia 29 de outubro de 1929 que a quebra da bolsa de valores de Nova Iorque levou milhões de norte-americanos à miséria da noite pro dia inaugurando um longo período de privações do qual o país só saiu graças à Segunda Guerra Mundial - sim, a guerra é um grande negócio pra quem não está sob fogo cruzado... enfim, chega de devaneios, concluo este parágrafo dizendo que qualquer semelhança com fatos recentes e pessoas vivas ou mortas é mera coincidência. E toca a trabalhar...

BOA TERÇA A TODOS!!!

Ah, antes que eu esqueça: o fresco acima é de Pietro da Cortona. Foi pintado em 1646 e pode ser visto no Palácio de Pitti, em Florença.




Nenhum comentário:

Postar um comentário