8 de ago. de 2008

TEMPOS MODERNOS

Divertido o zum-zum-zum em torno do "clareamento" da Beyoncée pela L'Oreal. Quem olha o novo anúncio, tem a clara (com o perdão do trocadilho) impressão que mergulharam a moça num balde de água oxigenada.

Olhando bem pra foto, eu digo: só isso? E o rosto? Os olhos, o nariz, os lábios? Mergulharam a moça foi num balde de silício!

Ah, você ainda não ouviu falar da "maquiagem de silício"? Desculpe, mas você está por fora. E não adianta perguntar ao cabeleireiro ou às garotas da butique: eles também estão. Quer saber? Pergunte a qualquer fotógrafo de moda, porque hoje em dia, além de ser um bam-bam-bam no obturador, qualquer fotógrafo que se preze precisa dominar a arte da manipulação de pixels.

Ao que parece, a onda começou quando as playboys da vida se deram conta de que "modelos" sem estrias e celulite vendiam mais revistas nas bancas. A onda foi pegando e agora até revista de fofoca tem um "maquiador" de plantão só pra garantir que todo mundo saia bonitinho na foto, com a pele certa, os olhos certos, o rosto certo - seja lá o que isso for: fica a critério do "expert" de plantão.

Outro dia ouvi no rádio que nos states as pessoas começam reclamar que os padrões de beleza apregoados pela mídia são difíceis de atingir.

Difíceis, não: desde que programas de manipulação de imagens se popularizaram pelas redações, tais padrões se tornaram impossíveis, porque não são naturais.

Dê uma olhada nisso:



Naturalmente, até Liv Tyler tem uma coisinha aqui ou ali que atrapalha. Nossa percepção de beleza se baseia na simetria, e nenhum ser humano é perfeitamente simétrico. Alguns se aproximam bastante disso, como Denzel Washington; mas nem ele é 100%.

A ciência afirma que nosso cérebro processa a simetria com muito mais facilidade do que a assimetria. Assim sendo, os detalhes em um rosto perfeitamente simétrico são por nós assimilados com mais facilidade, gerando uma sensação de conforto e prazer. Assimilar os detalhes de um rosto assimétrico requer um grau de esforço mental proporcional ao grau de assimetria, e isso gera desconforto ou mesmo desprazer. É por isso que os feios normalmente se mostram mais inteligentes e interessantes: eles usam o intelecto ou dos talentos de que foram dotados (atletas, artistas) pra superar esse desconforto e se destacar dos demais.

Há ainda, por parte da ciência, a corrente evolucionária, que afirma que a simetria serve como propaganda de uma genética mais refinada, nos informando que os genes daquele indivíduo foram depurados de doenças infecciosas ou degenerativas o que, em termos evolucionários, se dá principalmente por "cruzamentos". Só como exemplo: a mulher cujo rosto foi considerado o mais simétrico do mundo tem em sua genealogia ancestrais nativo-americanos, armênios, africanos, britânicos, germânicos, orientais e latinos - uma perfeita salada de frutas genética.

Mas, voltando à manipulação, o que ela faz, e as pessoas começam a descobrir, é criar padrões artificiais de beleza, inatingíveis ao comum dos mortais, já que nem todos contamos com ancestrais de todas as partes do mundo ou não podemos gastar rios de dinheiro em plásticas e cuidados estéticos.

Para um número assustador de pessoas (particularmente garotas na adolescência) a beleza é prioridade máxima; o que em muitos casos gera uma insatisfação crônica avassaladora, já que as modelos perfeitas nas quais essas meninas se espelham simplesmente não existem.

Se você não acredita no potencial dos softwares de manipulação de imagens, dê uma olhada nas fotos abaixo. Elas são exemplos de umas brincadeirinhas que fiz, até que bem rapidinho só pra provar o que eu digo:

1) correção anatômica moderada (contorno facial, nariz, lábios, orelha e ombros), correção da pele (rugas e sinais), maquiagem e destaque nos olhos (leve clareamento):


2) correção anatômica moderada (contorno facial, nariz e orelhas), correção da pele (manchas, sinais, textura e tonalidade), destaque nos olhos (leve clareamento)


3) correção anatômica mais perceptível (contorno do rosto, fronte, olhos, nariz, lábios, orelhas, pescoço e linha dos ombros), correção da pele (manchas e sinais), destaque nos olhos (substituição de tonalidade):


4) correção anatômica radical para rejuvenescimento (formato do rosto, sobrancelhas, nariz, lábios, orelhas, olhos, pescoço e linha dos ombros), correção da pele (eliminação de rugas e sinais), destaque nos olhos (clareamento), maquiagem:



Vídeos no Youtube:

What Happened to Natural Beauty?
How Celebrities Look in Real Life
Las Modelos No Existen

Tem muitíssimo mais. Experimente fazer uma busca usando "photoshop makeover".

Pra saber um pouco mais sobre beleza e simetria, leia o artigo symmetry (em pdf).

Quer saber como seria seu rosto com uma simetria perfeita? Tire uma foto bem de frente, com uma boa iluminação e vá ao site symmeter.com. Faça o upload da foto, e descubra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário