1 de out. de 2007

O LOBO GUARÁ

O charmoso varão acima atende pelo nome Chrysocyon Brachyurus, mas é mais conhecido pelo apelido "Guará". e é o maior mamífero canídeo da América do Sul. Já foi extinto no Uruguai, e provavelmente na Argentina.

Ele mede até 1 metro no ombro e pesa entre 20 e 25Kg. Ao contrário dos lobos, os guarás são solitários, restringindo-se a parcerias durante o período de acasalamento e criação dos filhotes.

Alimenta-se de pequenos animais e aves, mas é capaz de comer de tudo. Um detalhe: o guará depende de uma planta para sobreviver. Sem digerir as folhas da "lobeira" o guará acaba morrendo de complicações renais.

Tá bom que o rapaz acima parece mais uma raposa misturada com hiena e com patas de veado (o bicho, ok?). É feio, mas é nosso. E merece ser preservado.

Assim, se você por acaso cruzar com um por aí, não se assuste; e, acima de tudo, não atire. Os guarás são tímidos, e não representam perigo aos humanos (ao contrário de seus parentes europeus).

Uma curiosidade sobre os guarás: eles só dão cria no mês de junho e enquanto amamenta, a fêmea permanece junto à ninhada sendo alimentada pelo parceiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário