21 de mai. de 2008

SAMBA DO YANKEE DOIDO


Cá entre nós: eu já não aguento mais a CNN! É “bérac aubéma” prá cá, “hilauri” pra lá... parece campeonato, e de beisebol! – aquele jogo tão estúpido quanto incompreensível. Quanto mais ouço e vejo, mais me convenço que é isso mesmo, um campeonato com regras e árbitros nebulosos que é jogado pra torcida. Não é pra menos que existe a expressão “pra inglês ver”: um show de democracia onde, a propósito, o que menos se vê é democracia.

Quase encerradas as tais prévias (graças a Deus!), entram em cena os tais “superdelegados”, com superpoderes para invalidar o que quer que as tietes com suas bandeirinhas estreladas tenham definido em seus espetaculares festivais.

Mas quem são esses “superdelegados”? Antes de mais nada – e aí entra a grande contradição do “campeão da democracia” – os superdelegados não são eleitos por voto direto. Ser “superdelegado” é via de regra uma condição conquistada unicamente pelo status desses membros especiais do partido (ex-presidentes, ex-vice-presidentes, ex e atuais líderes regionais e outros expoentes indicados pelos comitês estaduais). Essas “eminências pardas” são autônomas em relação aos resultados das prévias (nas quais os votos que contam são os dos “delegados”, esses sim sujeitos ao crivo do eleitorado) mesmo em suas próprias regiões. Não estão sujeitos ao crivo de ninguém e não devem satisfação a ninguém sobre sua decisão de votar em A ou B.

Apesar de terem estado lá desde 1980, no pleito ora em curso as eminências pardas ganharam visibilidade por causa do impasse entre “aubéma” e “hilauri”. Deles será o voto de Minerva.

Nada mais apropriado para um país onde as eleições presidenciais não são definidas pelo voto direto, mas sim por um colégio eleitoral – quem viveu os tempos da ditadura por aqui lembra bem a sacanagem que era aquilo. Ou seja: todo o espetáculo é só isso, um show, um domingão do faustão pra engambelar redneck trouxa que ainda se dá ao trabalho de votar, porque o voto individual não vale nada, quando muito serve como uma pesquisa de opinião.

Que o digam “junior” e seus amigos texanos.

Pra saber mais sobre a verdadeira “democracia” yankee, visite o site: Citizens for True Democracy

Nenhum comentário:

Postar um comentário