16 de mar. de 2013

MARA E AS RELIGIÕES



BOM DIA!!!
 
Já fazia um bom tempo que eu não postava uma parábola zen, então aí vai uma para este sábado ventoso:
 
Em uma de suas muitas incursões pelo interior da Índia para combater a luz e disseminar a ilusão de Maya, o demônio Mara e seus auxiliares depararam-se com um homem no exato momento em que, interrompendo sua caminhada de meditação, esse teve a face iluminada pelo entendimento ao pousar os olhos no chão logo à sua frente.
 
- O que esse homem encontrou para ficar assim iluminado, Mestre? - perguntou intrigado um dos auxiliares.
 
- Um pedaço da Verdade. - respondeu Mara retomando o passo alegremente.
 
- Como pode ficar feliz, Mestre? - perguntou um auxiliar perplexo com a tranquilidade do malévolo - Não lhe incomoda que alguém encontre um pedaço da Verdade?
 
- Em absoluto! - replicou Mara com um sorriso - Pois a cada pedaço que encontram, ao invés de juntá-lo aos demais, os homens correm a fundar uma nova crença, escondendo-o por trás de seus templos e rituais.
 
(Foto: Igreja do Santo Rosário - Holy Rosary Church -, em Shettihalli, Índia. Construída por missionários franeses em 1860 nas proximidades de Sakleshpur. Todo o ano, com a chegada das monções, a igreja é engolida pelas águas do reservatório de Gorur até a altura das torres, para voltar a ressurgir com o recuo das águas ao final da estação. Atribui-se ao uso de uma combinação de tijolos e argamassa com uma mistura de açúcar mascavo e ovos a causa de sua impressionante resistência.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário