16 de jan. de 2013

A ORIGEM DOS PANDAS - FOLCLORE CHINÊS



BOM DIA!!!
 
Era uma vez na China, há muito, muito tempo atrás uma garotinha que amava os pandas - que naquele tempo eram todos branquinhos, como os ursos polares.
 
Certo dia, passeando pela floresta, a garotinha viu um panda indefeso ser atacado por um leopardo. Sem hesitar, ela armou-se com uma vara de bambu e partiu em defesa do panda golpeando vigorosamente o leopardo.
 
Embora usasse toda a força e vontade, seus golpes mais irritaram do que afugentaram o felino que ao ver-se atacado reagiu com violência matando-a impiedosamente enquanto o panda escapava ileso.
 
Quando a notícia se espalhou, todos os pandas da floresta se reuniram para prestar homenagens e expressar sua gratidão à menina ostentando braçadeiras pretas em sinal de luto.
 
Molhada pelas copiosas lágrimas dos pandas, a tinta preta das braçadeiras começou a escorrer, manchando seus peitos e parte dos braços. Também seus olhos foram manchados ao secar o pranto.
 
A cada vez que um panda abraçava outro para consolá-lo, deixava marcas pretas em suas costas, e quando não suportando o som da própria tristeza os pandas finalmente cobriram seus ouvidos, acabaram manchando-os também.
 
Esta lenda chinesa conta a origem das manchas dos pandas, símbolos da paz para os chineses porque, segundo os antigos, os pandas só se alimentam em procriam em tempos de paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário