21 de jan. de 2013

SONHEI



BOM DIA!!!
 
Esta noite em sonho, percorri as vielas de Albarracín.
 
O estranho é que não só nunca estive lá, como sequer tinha ouvido falar. Mas no momento que busquei por imagens de um antigo vilarejo espanhol com pedras alaranjadas, ali estava: exatamente como sonhei. Quanto mais fotos encontrei, mais certa fiquei que aquele era o lugar do meu sonho.
 
Albarracín fica no Sudoeste da província de Teruel, na comunidade de Aragón e já era habitada na Idade do Ferro, quando por lá viviam os celtas de los lobetanos.
 
O nome Albarracín é uma corruptela do berebere Al-Banu-Razin (os filhos de Razin), e surgiu na Idade Média (por volta de 1010) quando da ocupação moura na Península Ibérica. Al-Banu-Razin era um pequeno reinado, nem sempre submetido ao califado de Córdoba.
 
Posteriormente, por cessão ou conquista, a região passou a ser dominada pela linhagem cristã dos Azagra, que a mantiveram independente do reino de Castilla y Aragón a ferro e fogo. Em abril de 1284, por ordem de Pedro III de Aragón, Albarracín é sitiada, rendendo-se em setembro daquele mesmo ano. Em 1300 foi definitivamente incorporada à coroa espanhola.
 
O que tudo isso tem a ver comigo? Não sei. O tempo o dirá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário