4 de fev. de 2013

ONDE FICOU TODO MUNDO?




Já reparou que a cada ano Porto Alegre fica menos vazia no verão?

Talvez seja pela variedade de atrações como o Porto Verão Alegre, as centenas de praças ricamente arborizadas, as piscinas públicas (que são sete no total) e privadas em clubes, casas e coberturas; o Festival de Cinema, o Curta Nas Telas, as diversas mostras e cursos de verão, pra não falar no Liquida Porto Alegre (que deveria estar começando hoje); ou até mesmo pela ampla e variada oferta bronzeamento instantãneo (seja a jato ou nas mortíferas camas de bronzeamento).

Ou talvez porque cada vez mais gente tenha feito as contas e concluído que os benefícios do litoral gaúcho não compensam o custo do stress da superlotação nas estradas, ruas, bares, padarias, supermercados e areias no litoral; muito menos a frustrante vigília das noites assombradas por hordas adolescentes perambulando sem rumo e sem o menor respeito.

Enfim, voltando a Porto Alegre, a verdade é que o trânsito na cidade só está um pouquinho menos infernal que o costume; as filas nos supermercados, cinemas e casas noturnas só diminuíram um pouquinho e em alguns restaurantes encontrar uma mesa continua sendo o mesmo bilhete premiado de sempre, mesmo os finais de semana.

Talvez no próximo final de semana, com o carnaval, os "associados" da SAPA, (Sociedade dos Amigos de Porto Alegre), possam finalmente usufruir os privilégios de uma cidade pacificada pelo êxodo dos associados da SAB, (Sociedade dos dos Amigos do Bronzeador), e da SACAP (Sociedade dos Amigos do Carnaval de Praia).

E é isso.

Dia 24 a estação de veraneio termina oficialmente com o começo do novo ano letivo.

Se serve de consolo, pelo menos não vamos estranhar filas e engarrafamentos.

E assim, só fazendo alarde sobre as obras da copa, Porto Alegre passou definitivamente de aldeia a metrópole.

(foto: viaduto Otávio Rocha, que em 2014 estará comemorando 100 anos no papel. De fato serão 3 aniversários, pois mais adiante, em 1927 a obra foi aprovada para restaurar o curso da rua Duque de Caxias interrompido pela abertura da av. Borges de Medeiros; e, finalmente em 1932 o viaduto foi entregue à população. Uma curiosidade: os quatro passeios do viaduto ostentam os nomes das quatro estações.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário