15 de abr. de 2013

NA BOA LUTA



 
Assisti na íntegra o filme/documentário ontem à noite na HBO.
 
Mais que recomendo: insisto que pessoas com corações e mentes assistam e reflitam.
 
Enquanto a mídia alardeia a sandice dos pseudo-ídolos da hora; Artistas (com A maiúsculo pelo talento e merecimento) como Harry Belafonte que a gozar sua fortuna num paraíso tropical  prefere percorrer vilas e guetos nos pontos mais remotos e esquecidos, seguem perseverando na boa luta, longe dos olhos e ouvidos de uma sociedade hipnotizada pela espetacularização da banalidade.
 
Abaixo, trecho de entrevista concedida por Harry Belafonte à HBO (tradução minha):
 
HBO - De onde vêm as sementes de seu ativismo?
 
Harry Belafonte - Meu ativismo vem do ambiente social em que nasci. Meu pai nos abandonou muito cedo. Minha mãe era uma mulher imigrante buscando a participar do sonho americano. Ela descobriu que as regras básicas para as pessoas de cor não eram iguais às regras básicas para as pessoas que vieram da Europa. Eu cresci apreciando sua capacidade de resistência e coragem. Ela sentiu que a nossa missão na vida era de levantar-nos contra a opressão onde quer que a víssemos, e nunca nos render até que tenhamos feito o que podemos mudar. Assim, em grande medida, essa foi a minha primeira inoculação, a primeira coisa que entendi.
 
Nos anos subseqüentes a assistir Hitler e a construção da máquina de guerra nazista, observando o que estava acontecendo com os judeus na Kristallnacht, a olhar para o que aconteceu com a Itália e a Etiópia e o apelo de Haile Selassie antes da Liga das Nações - todos estes acontecimentos me fascinaram. Mais tarde, fui voluntário na Segunda Guerra Mundial. Quando entrei no serviço, eu estava espantado com a diversidade da comunidade negra. Não foram apenas minhas experiências estreitas de viver no Harlem. Agora, se você fosse uma pessoa de cor, tinha que ser ou atendente ou um carregador de munições, o que a maioria das pessoas não quer ser, porque era um trabalho terrível, conduzido por oficiais racistas, fazendo coisas que eram extremamente perigosas.
 
Depois da guerra, quando as pessoas perguntavam "Onde você lutou" Eu dizia: "nós estávamos na quarta frente." E a quarta frente eram os Estados Unidos, principalmente o sul. E nesse contexto, estavamos lutando a guerra para acabar com o racismo e a supremacia branca e Hitler, e para vingar o que aconteceu com os judeus. E foi difícil para nós voltar da guerra, tendo sido vitoriosos contra todas estas opressões, apenas para descobrir que éramos submetidos às mesmas opressões das próprias fontes que lutaram na guerra. Tivemos uma escolha a fazer. Você quer transigir e entregar a eles e ser apenas um ser humano quebrado, ou você resistir e dizer, não, nós não vamos aceitar.
 
Então, qualquer coisa que resista a esse tipo de opressão, vai estar no centro de minha vida. Muitas pessoas têm me perguntado, quando é que um artista como você se tornar um ativista? E eu tenho que dizer, olhe pelo outro lado. Quando é que um ativista decide tornar-se um artista, é a melhor maneira de olhar para a viagem da minha vida. Porque foi o ativismo que me levou à arte.
 
HBO - Você produziu seus próprios filmes "independentes" em um momento em que isso era inédito em Hollywood que um artista negro o fizesse.
 
Harry Belafonte - Quando Hollywood bateu à minha porta, fez chegar uma vantagem em fazer as coisas um pouco diferente. Mas era tão paternalista e condescendente que, embora fingisse dinâmicas liberais, era apenas uma codificação. Muitos de nós foram profundamente frustrados porque não estavamos chegando às ruas com o barulho certo, com os papéis certos, para ter a oportunidade de revelar a nossa experiência humana de maneira mais profunda. Qual é o ponto em interpretar um personagem unidimensional preto? Eu sou multi-dimensional. Hollywood não permitia isso. Você não pode ser um par romântico porque para mostrar o amor e a humanidade e abraçar e cuidar revela muito sobre o fato de que você é completamente diferente do que dizem que você é. Você é um estuprador, você está preocupado com a sua sexualidade, com as drogas, por isso eram sempre estas considerações estreitas. E então eu disse, por que não tomar as rédeas nos próprios dentes? Colocar seus próprios recursos. Reunir seus amigos, reunir o seu próprio povo e mandar bala. Quando começamos a fazer isso, Hollywood começou a ceder mais. E, de repente, nessa capacidade de cineasta independente, eu superei muitas barreiras.
 
HBO - Ao mesmo tempo, você acabou entrando para a "lista negra" nos anos 50. Você vê algum paralelo entre a era McCarthy e nosso clima político de hoje?
 
Harry Belafonte - Eu não só vejo a América indo na direção de grandes semelhanças com a era McCarthy e o que aconteceu na América durante aqueles dias de crucifixão, mas eu vejo a América indo muito além. Hoje, nós temos algo que é mais terrível, escrito sob a bandeira da "segurança nacional." E os extremos dessas leis permitem que qualquer cidadão seja apreendido sem o conhecimento de ninguém, sem mandato, e mantido preso indefinidamente. O indivíduo pode desaparecer e ninguém ficar sabendo o que aconteceu com ele. Isso é um pesadelo. Essa é a base de um Estado totalitário. Tenho fé e acredito que nós possamos dar um basta nisso? Sim. Mas é muito difícil aglutinar as forças que fazem a diferença. Porque a própria força que pode fazer a diferença contra nos tornarmos um Estado totalitário é a mesma que está dividida.
 
HBO - Como você olhar para a sua vida, o que é mais importante para você?
 
Harry Belafonte - Eu acho que o que eu realmente penso é, no momento de minha morte, o que vou ter deixado para trás que tenha contribuído para instruir as gerações que vieram depois de mim, e ainda estão diante de mim, que irá ajudá-los. Quando eu tomei a decisão de investir na forma de arte a que me dediquei, eu rapidamente descobri que a minha capacidade de resistência não se restringia aos bancos, às entidades que controlavam a mídia, aqueles que decidem se sua música será ouvida ou não. O que se tornou terrivelmente importante para mim foi garantir a manutenção de uma relação direta com o meu público. Então, o meu investimento era estar em um palco onde as pessoas pudessem me ouvir. Era onde eles me ouviam no meu melhor. Se você nunca me viu ao vivo, então você nunca me viu de fato. Minhas gravações fazem certas coisas, mas não são o melhor exemplo de quem eu sou. A personificação real de quem eu sou veio da experiência do teatro. Eu disse coisas que as pessoas nunca tinham ouvido antes. E eu garanti que ao final de um show, todo mundo estivesse cantando. Todo mundo estava envolvido. Eu trabalhei pelos Direitos Humanos, trabalhei contra a pena de morte; eu trabalhei pelas pessoas que foram oprimidas e marginalizados. Eu cantei a música dos judeus, eu cantei a música dos árabes, eu cantei a música dos japoneses. Fiz questão de cantar todas essas músicas quando ia a esses países. E com isso afirmar nossa civilidade, a nossa humanidade.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário