15 de out. de 2008

EFEITOS DA GLOBALIZAÇÃO


Eu ontem acordei com uma pulga atrás da orelha (ai ai ai... minha sina!): ao ver os números astronômicos lançados na lamaçeira da jogatina dos especuladores, começei a me perguntar a quantas anda, de fato, a economia mundial.

Fiquei cismando a que ponto teriam os grandes conglomerados ultrapassado as economias de países pequenos ou emergentes... e as grandes fortunas? A quantas andam a essa altura de super-valorização da moeda em detrimento de tantos outros valores como a justiça social, a distribuição de renda, a igualdade de oportunidades, etc etc etc... Quantos PIBS de países a fortuna pessoal de uns poucos indivíduos já ultrapassou?

Arregaçei as mangas, e depois de muito fuçar aqui e ali, fiz algumas descobertas interessantes:

Você sabia que, em termos de receita bruta em 2007 a Wal-Mart ocupa a honrosa 25ª posição nas economias do mundo, colocando-se acima do PIB de países como a Arábia Saudita e a Áustria?

A Dinamarca é um país rico, certo? Pois bem, a Exxon Mobil e a Royal Dutch Shell são ainda mais ricos!

E que tal Hong Kong? Vamos lá, dê um chute... Deve ser maior que a Toyota, não? Pois não é. Não é sequer maior que a Chevron. Pelo menos Portugal é maior que a Chevron, mas ainda perde pra Toyota.

Com algum incremento no PIB, talvez nossa hermana Colômbia encoste na Ford.

Isso pra não falar do Peru, que tem uma economia menor que a receita do Carrefour, que, por sinal, é maior que o PIB do Kuwait também, mesmo com todos os seus petrodólares.

Começou a ficar nervoso? Você ainda não viu nada!

A maior fortuna pessoal do mundo (um cara chamado Warren Buffet) se constitui num patrimônio maior do que o PIB de países como Angola, Croácia, Luxemburgo, Equador... e por aí vai, porque no ranking geral, o senhor Buffet ocupa do 165°lugar - o que não é nada, mas nadinha, pouco, pode crer.

Bill Gates? Vale mais que a Líbia.

A France Télécom dá de pau em Bangladesh com seus mais de 158 milhões de habitantes.

Isso eu constatei só dando uma olhada. Nem me preocupei em fazer cruzamentos, em somar e dividir coisas aqui e ali. Deixo isso com você. Ou talvez eu retorne ao tema, já que dá pano pra muita, mas muuuuuuita manga.

Eu fiz uma tabela (o link tá logo abaixo deste post); pra você analisar e se divertir (ou deprimir) com esses fatos que estão bem estampados na cara de todos nós, mas que sempre são colocados separadamente, de forma que a gente não associe uma coisa a outra e constate que a cada ano que passamos lutando contra a maré das adversidades e buscando nossa felicidade e metas pessoais, mais se fortalecem os grandes conglomerados, mais se concentram as riquezas, e menos valem os poderes locais "democraticamente" constituídos. Porque, ao fim e ao cabo, na hora do aperto quem manda é o capital.

A tabela você encontra aqui.

E VIVA O GRANDE IRMÃO!...?

Nenhum comentário:

Postar um comentário