2 de out. de 2008

OS PINGUINS E O APAGÃO


Pra ver que o apagão não atrapalha só a vida da gente: depois de sobreviverem ao stress de se perderem do grupo, indo dar na quente e ensolarada Bahia de Todos os Santos; sobrevivendo às agruras dos trópicos graças ao empenho e dedicação de ONGs e voluntários; os 259 pingüins liberados para a viajem de volta à Patagônia agora ainda têm que suportar as agruras da inépcia que impera no sistema de aviação brasileiro.

Por "problemas técnicos", o avião da FAB (um Hércules C130) que os traria de Salvador para Pelotas, e que estava previsto para partir ontem, dia 1°; só levantará vôo hoje no começo da tarde. Não há menção às condições a que estão submetidos durante essa espera. Imagino que o pessoal das ONGs que tanto se dedicou deve ter corrido para providenciar algum alimento e refrigeração. Enquanto isso, o caminhão refrigerado que os levará do aeroporto de Pelotas ao CRAM (Centro de Recuperação de Animais Marinhos) de Rio Grande, fica de prontidão.


Para os cerca de 71 (os números cariam entre 71 e 73 conforme a publicação) pinguins resgatados na orla capixaba, ao apagão aéreo, soma-se o apagão da imprensa:

Segundo alguns jornais, os pingüins estariam inicialmente previstos para embarcar num vôo direto da VARIG Cargo no dia 25 de setembro, tendo sido "re-escalonados" para um vôo da TAM Cargo com escala em São Paulo que teria partido de Vitória por volta da meia-noite do dia 26. O vôo de fato ocorreu, e 30 minutos depois da escala, o avião precisou retornar a São paulo devido a uma pane, mas como há relatos de passageiros sobre o incidente, desconfio que não se tratava do mesmo vôo dos pingüins (a não ser que a TAM Cargo agora transporte passageiros também).

Segundo outros ainda, teriam seguido num outro vôo da TAM para o Rio Grande do Sul, e a essa altura já se encontrariam em Rio Grande.

Num forum de aviadores, encontrei o que me pareceu a informação mais confiável:

A empresa (TAM) transportará os animais de Vitória (ES) até Salvador (BA) na madrugada desta terça (30/09). De lá, as aves seguirão para o Rio Grande do Sul em aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB).

O avião com os pingüins deve sair às 0h30 de Vitória, em vôo direto para Salvador, pousando às 1h35. Depois, a FAB levará as aves até Pelotas (RS).


Portanto, os 71 (ou 73) pingüins capixabas estariam a essa altura em Salvador, esperando com a turma dos baianos a liberação do Hércules que os trará a Pelotas hoje à tarde.


ÊTA CONFUSÃO!!


Pra encerrar este post: os pingüins que não foram considerados aptos para o retorno à natureza (do total de 1000 animais resgatados 421 sobreviveram e destes apenas 259 foram considerados aptos para nadar de volta à Patagônia), permanecerão sob os cuidados dos técnicos do IMA até a destinação final. A divisão técnica Ibama na Bahia está responsável pelos estudos e negociações que envolvem esta destinação, que pode ter como encaminhamento instituições cientificas, zoológicos, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário