19 de out. de 2008

ENOJANTE


Enquanto o mundo debate a crise financeira, e assalariados em todo o globo temem por seus pífios rendimentos, em Munique um abjeto clã desperdiça milhões em superfluosidades de luxo porque pode. E só porque pode. A feira se propõe a oferecer "uma cornucópia dos bens mais luxuosos e belos que o mundo tem a oferecer", nas palavras de um dos expositores. Os aperitivos oferecidos aos visitantes (como não poderia deixar de ser) incluem caviar e champagne... que maravilha!

"É uma demonstração obscena de uma riqueza perversa", descreve Walter Listl, do Fórum Social Mundial, e acrescenta: "Os ricos são a causa da pobreza." Não poderia ter dito melhor, se ponderarmos que a cada cinco segundos, uma criança morre de malnutrição no mundo - e isso já não é privilégio dos países pobres: a miséria bate à porta do G7 e só tende a se agravar com a ganância e voracidade sustentados pela antropofagia capitalista.

Com o slogan "Sua riqueza nos deixa doentes", centenas de manifestantes se concentram do lado de fora do "salão das maravilhas". Seu objetivo é menos intimidar os "riquinhos" e aspirantes a riquinhos, mas sim chamar a atenção para a questão da miséria no mundo.

Até porque, convenhamos, essa laia há muito já perdeu a vergonha na cara. Se duvida, observe a flutuação nas bolsas: todo esse sobre e desce que assistimos é mera decorrência da usura e da ganância desenfreada de indivíduos pra faturar um pouco mais, por medo que a vaca leiteira seque.

Como um Robin Hood às avessas, os governos seguem injetando bilhões que seriam melhor destinados a questões sociais pra tapar os buracos que essa gentalha continua abrindo; literalmente tirando dos pobres para dar (ainda mais) aos ricos.

Não é a toa que o homem que tem uma fortuna pessoal que ficaria em 165° lugar entre os PIBS de todos os países do mundo é um especulador da bolsa de valores.

E ainda tem gente que se espelha nessa escória.

Bah!

Nenhum comentário:

Postar um comentário