20 de out. de 2012

UMA PARÁBOLA AFRICANA


Salima não era a moça mais bela da aldeia. De fato, ela era magra e tímida e costumava andar cabisbaixa, com os ombros caídos. Outras garotas mais jovens e desinibidas que Salima já estavam casadas e muitas com filhos, mas como nenhum rapaz se interessara, ela continuava solteira, e a essas alturas, seus pais já achavam difícil que algum pretendente oferecesse uma vaca sequer.
 
Eis que do nada surge um forasteiro chamado Daoud se mostrando tão interessado por Salima que ofereceu cinco vacas como dote, surpreendendo a todos na aldeia, afinal outra moça muito mais jovem e bonita que ela recém tivera o casamento acertado por três vacas!
 
Boatos correram soltos pela aldeia: uns diziam que a família de Salima havia enganado o pobre forasteiro, outros diziam que Salina era na verdade uma feiticieira, outros duvidavam da honestidade de Daoud, dizendo que era de uma família de bandidos e que pretendiam vender Salima como escrava.
 
No dia marcado para o casamento, Daoud e sua família chegaram à aldeia em seus melhores trajes e trazendo consigo as cinco vacas prometidas - e não eram vacas magras e doentes como os invejosos haviam previsto: eram cinco vacas leiteiras gordas e de boa linhagem.
 
Ao final das festividades, Salima despediu-se da aldeia e partiu com sua nova família.
 
Alguns meses se passaram sem notícias. Desconfiada que sua tímida irmã mais velha estivesse sofrendo algum abuso, Nasiche decidiu visitá-la.
 
Ao chegar à aldeia da família de Daoud, qual não foi sua surpresa ao deparar-se com uma Salima linda e confiante, e como as outras mulheres a tratavam com deferência!
Incrédula, Nasiche perguntou a Daoud o que acontecera.
 
- É bem simples, na verdade. - podenrou Daoud mirando a esposa com olhos brilhantes - Eu queria dar o meu amor a uma mulher que valesse cinco vacas, então depois de escolher Salima, a tratei como uma esposa que vale cinco vacas.
 
BOM DIA!!! UM SÁBADO ILUMINADO A TODOS!!!
 
(Foto: Nerina laticoma depois da primeira chuva de verão no Kgalagadi, África do Sul, por Nigel Dennis - http://www.nigeldennis.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário